sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Breve...resumo Pedagogia da Autonomia

FREIRE,Paulo. Pedagogia da Autonomia-Saberes Necessária à prática Educativa. Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996. 36ª Edição

            No livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire nos leva a uma reflexão sobre a práxis do ensino contemporâneo nos apresentando novas perspectivas em que o indivíduo é o senhor de sua autonomia, nos mostrando que o ensino não é como um “depósito bancário” e ainda ressalta uma prática em que deva ocorrer o dialogismo, diálogo entre professor e aluno para a “construção” do conhecimento em que tanto docente e dicente conjuntamente aprendem.
            O ensino, segundo Freire, não deve ser transmitido como o professor  detentor de todo conhecimento e o aluno está lá somente para aprender e só aprender o que o professor ensinar, mas sim, deve ocorrer o aprendizado com a construção do conhecimento através do diálogo em que ambos, aluno e professor constroem o conhecimento. E esse dialogismo deve ocorrer com o professor respeitando e utilizando na construção do saber, o pré conhecimento do aluno, o conhecimento de mundo, todas as experiências vividas do aluno são pertinentes.
             Freire ainda destaca sobre o papel do professor em aguçar o senso crítico do aluno, ensinando-o a ser um ser pensante, questionador, que reflita sobre a  realidade, diante de sua existência, e construa sua própria opinião, escolhendo assim o que é melhor para si, sendo “senhor de si mesmo” ou como diz Freire no livro ser senhor da sua autonomia.
            Nos atenta ao “inacabamento” do ser, ou seja, que o saber é infinito, sempre existirá um novo conhecimento a ser construído, vislumbrado e refletido para desenvolvimento do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Falando em Educação foi criado como um trabalho interdisciplinar do curso de Pedagogia da UMESP, com a utilização das novas tecnologias(o que já é uma forma de Inclusão Digital!) para compartilhar textos,informações,resumos, resenhas, charges,videos e opniões sobre a Inclusão Social para estabelecermos relações entre a Pedagogia(educação) e a prática de inclusão social.