sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EJA: Uma Educação Possível


A EJA é uma modalidade de ensino, que por lei é voltada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular. O papel docente é muito importante para o processo de aprendizagem para os alunos das turmas da EJA, o professor tem que ser capaz de observar o potencial de cada aluno e, além disso, o professor é um modelo a ser seguido pelos alunos adultos.

A sociedade tem que entender que os alunos da EJA vivem com problemas como o preconceito, verginha, discriminação, críticas, entre outros. Sem contar que essas questões não são só vivenciadas na comunidade é também no cotidiano familiar.  

O ato de educar vai além de reunir pessoas em uma sala de aula e transmitir o conteúdo pronto. O papel do educador, principalmente do que atua na EJA, é compreender melhor o aluno, sua realidade diária e acreditar nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimento profissional e pessoal.

A qualidade do ensino está ligada a preparação do professor, que terá de se capacitar para atuar junto às turmas de EJA, uma vez que essa modalidade de ensino acolhe jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar e também uma busca do reconhecimento e da importância da EJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Falando em Educação foi criado como um trabalho interdisciplinar do curso de Pedagogia da UMESP, com a utilização das novas tecnologias(o que já é uma forma de Inclusão Digital!) para compartilhar textos,informações,resumos, resenhas, charges,videos e opniões sobre a Inclusão Social para estabelecermos relações entre a Pedagogia(educação) e a prática de inclusão social.