quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Formação do Povo Político



Com o princípio de que “povo político é a cidadania ativa”, Carvalho nos mostra que a democracia política e o governo do povo devem estar dentro de um mesmo conceito sem distinções, pois o povo político, de alguma forma, sempre está participando da vida pública. Porém, nenhuma sociedade é constituída apenas com cidadãos, são poucos os que querem se envolver na participação política que está sendo realizada. Para que o povo possa se constituir político geralmente é necessário uma revolução que desperte na população o interesse pela política e os façam tomar atitudes emergências, o Brasil ainda não se deparou com uma grande revolução, o que faz sua população caminhar lentamente rumo a uma sociedade, parcialmente cidadã, para que o país chegue nesse estado é preciso que grande parte dos brasileiros estejam inseridos na democracia sendo cidadãos ativos.

O Brasil nem sempre teve essa carência de cidadãos, até o ano de 1881 ele foi um dos países mais democráticos do mundo, porém a o povo político foi perdendo sua voz com a implantação da lei que proibia o voto do analfabeto, sendo que 85% eram analfabetos. A Constituição de 1988 eliminou a exclusão do voto dos analfabetos e jovens de 16 anos passaram a votar, dando alavanco para o eleitorado que cresceu rapidamente.

Hoje temos um povo político que não amadureceu devido à ditadura que tratou rapidamente de silenciar e explorar o povo para que não tivessem um valor representativo na escolha de seu voto, mas temos também algumas organizações que estão envolvidas direta ou indiretamente com a política, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) que ajuda a dar voz e opções de escolha ao povo que foi silenciado, diminuir as desigualdades e realizar o sonho de constituir uma sociedade inteiramente cidadã com um eleitorado independente e consciente.



Resumo de José Murilo de Carvalho: A Formação do Povo Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Falando em Educação foi criado como um trabalho interdisciplinar do curso de Pedagogia da UMESP, com a utilização das novas tecnologias(o que já é uma forma de Inclusão Digital!) para compartilhar textos,informações,resumos, resenhas, charges,videos e opniões sobre a Inclusão Social para estabelecermos relações entre a Pedagogia(educação) e a prática de inclusão social.