sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Homenagem ao Poeta José

Uma homenagem ao Frater Poeta cujo ouso me divertir em dizer, nao a sua graça, pois ai perderia a graça, o mistério, mas para nao lhes infligir tamanha inquietação n'alma meus caros leitores direi-lhes apenas o epiteto Zé! sim, meus caros, é o Zé meu companheiro de poucas horas, mas horas proveitosas na faculdade e mais proveitosas ainda sao as nossas flanadas pos aula, nao faça mal juizo a nosso respeito, bem quisto leitor, sao nos momentos de flanagem que conversamos e sao migalhas de minutos,porem o suficiente para refletirmos sobre tudo aquilo que nos incomoda, nos pesa no coração, a realidade nua e crua e alguns sonhos.Espero que acredites no que vos digo leitor, mesmo sabendo tu o  que o mestre Pessoa nos ensinou :

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Sem mais delongas, persistente leitor,trilhemos agora para uma sucinta apreciação do poema POESIA CONTRA A MAQUINA .

Na primeira estrofe percebemos a dominação a qual o ser reconhece,sentido-se anulado, embrutecido, preso ao 'sistema', que lhe induz a opinioes prontas, nao querendo-o reflexivo mas sim passivo, ''domesticado", domado, aceitando tudo o que lhe é vomitado pelos aparelhos ideologicos, sendo transformado em um autômato, uma mquina de repetiçoes, sem novidades, surpresas, apenas repetiçoes, e concordamos com o ultimo verso desta estrofe "Uma vida para temer".
na segunda estrofe ocorre a rebelia ao ''sistema'', nos mostra que em diversos tempos da historia da humanidade houveram personas questionadoras, citando algumas personagens famosas que nao aceitaram passivamente a dominação pela classe dominante de sua epoca e lutaram contra.
Ao fim da segunda estrofe  e na terceira e ultima estrofe nos leva a relfetir sobre a forma de dominação de massas que é a midia, um aparelho ideologico massificador altamente eficaz, mais eficaz que as guerras,corroborando com o poema introduzo um trechoda musica do musico/poeta O Pensador, "A programação existe pra manter você na frente, na frente da TV, que é pra te entreter, que é pra você não ver que o programado é você."
Nas ultimos versos da segunda estrofe o poeta faz um tracadilho com o fato de que devemos enfrentar a tv , em frente a tv. E Finalizando o poema acreditamos que a mensagem do poeta seje que devmos ter esperanças de mudanças porem devemos agir e nao somente esperarmos.

Um comentário:

  1. A todos Deus fez poetas; alguns reconhecem a tal nobre condição e a assumem, outros relutam, outros troçam, mas somos todos poetas: os que dançam, cantam, representam, constroem casas, lecionam, mentem, etc.; há também os que escrevem, -número ínfimo-, mas esqueçamos estes loucos. falemos dos que sentem, dos que leem e interpretam, passam adiante, mantêm-na viva. Talvez o grande poeta seja o leitor, que sente, que vive, que reconhece no que lê a poesia, e nem são considerados doidos. Maravilhoso!

    ResponderExcluir

Editorial

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Falando em Educação foi criado como um trabalho interdisciplinar do curso de Pedagogia da UMESP, com a utilização das novas tecnologias(o que já é uma forma de Inclusão Digital!) para compartilhar textos,informações,resumos, resenhas, charges,videos e opniões sobre a Inclusão Social para estabelecermos relações entre a Pedagogia(educação) e a prática de inclusão social.