quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Todos iguais e tão desiguais


Meu gosto musical é um pouco diferente dos demais jovens da minha idade, particularmente gosto muito do rock nacional dos anos 80 e se eu pudesse postaria aqui uma infinidade de vídeos com letras impactantes sobre racismo, capitalismo, ditadura, exclusão, fascismo e tudo mais que os grandes autores dessa década puderam compor. Mas tenho que ser seletiva e escolher apenas os essenciais que cabem ao tema aqui em questão. Vou iniciar com uma reflexão sobre a música “3ª Do Plural” do Engenheiros do Hawaii.






Neste momento histórico, a população sofre muita influência da mídia nas suas escolhas e até mesmo sua forma de pensar, algumas ainda tentam lutar para serem diferente, porém essa mídia acaba com a especificidade de cada um, todos estão com as mesmas roupas, os mesmos sapatos, os mesmos carros, os mesmos conceitos, as mesmas ambições e por consequência os mesmos sonhos. Em 3º Do Plural, Humberto Gessinger tenta mostrar como o mercado está presente o tempo todo influenciando em tudo para que as pessoas tenham a casa perfeita, o corpo perfeito, a família perfeita e se baseiam no que a mídia julga perfeito: mulheres magras, casas luxuosas, famílias felizes e esbanjadoras. A cada dia encontramos mais pessoas que querem ser o que não são e se julgam mais poderosas que as outras.


Em “Ninguém é igual a ninguém” quando ele diz “São todos iguais e tão desiguais, uns mais iguais que os outros”, está reafirmando que as pessoas estão perdendo sua identidade e capacidade de formar seus conceitos já que tem algo chamado mídia que já apresenta um “pensamento pronto” que todos podem seguir sem ter precisar questionar.







Precisamos nos educar psicologicamente como cidadãos para mantermos nossa especificidade em meio de tanto consumismo e superar essa a ideia de sermos movidos por pensamentos "padronizados" e não fazer parte dessa chamada massa controlada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Falando em Educação foi criado como um trabalho interdisciplinar do curso de Pedagogia da UMESP, com a utilização das novas tecnologias(o que já é uma forma de Inclusão Digital!) para compartilhar textos,informações,resumos, resenhas, charges,videos e opniões sobre a Inclusão Social para estabelecermos relações entre a Pedagogia(educação) e a prática de inclusão social.