segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Pedagogo nas Organizações Empresariais

O principal objetivo da pedagogia é a educação, pois interpreta e analisa a realidade social, assim ela estuda os sujeitos sociais e sua especificidade.Não é só na escola que o pedagogo pode exercer sua profissão o autor Libâneo (1996) diz que a pedagogia pode ser dividida em duas esferas: escolar e extra-escolar. No campo extra-escolar, distinguem-se profissionais que exercem atividades pedagógicas:
  1. 1)   Orientadores que desenvolvem atividades pedagógicas (não escolares) em órgãos públicos, privados e públicos não-estatais, ligadas às empresas, animadores,formadores,organizadores,instrutores etc...
  2. 2)   Empresas referentes à transmissão de saberes e técnicas ligadas a outra atividade profissional especializada por exemplo pelos engenheiros. Dedicam boa parte de seu tempo em supervisionar ou ensinar trabalhadores no local de trabalho, orientar estagiários etc... (Libâneo, 1996, p. 124 – 155).

O pedagogo é capaz de analisar e observar as grandes deficiências e necessidade do ambiente de trabalho além de pesquisar, implantar e elaborar um projeto voltado para o conhecimento ou aprimoramento das técnicas de trabalho, além de minimizar conflitos, esse é seu papel na empresa . As estratégias que o pedagogo trabalha em uma empresa é movido a motivação, com isso os trabalhadores trabalham com a auto-estima elevada. Assim a tendência é que aumentem a produtividade e gere um lucro maior para a empresa. O desafio do pedagogo na empresa é de articular e gerenciar conhecimento aliados a ações educacionais, voltado para as exigências e mudanças contínuas do mercado de trabalho, conciliando os interesses do empregador e do empregado. Assim o pedagogo será um facilitador dos conhecimentos na formação de pessoas. O empresário deve priorizar um pedagogo em sua empresa pelo fato dele valorizar o desempenho de cada empregador, e assim gerando mais produtividade e a empresa obterá clientes satisfeitos que priorizarão a mesma.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Falando em Educação foi criado como um trabalho interdisciplinar do curso de Pedagogia da UMESP, com a utilização das novas tecnologias(o que já é uma forma de Inclusão Digital!) para compartilhar textos,informações,resumos, resenhas, charges,videos e opniões sobre a Inclusão Social para estabelecermos relações entre a Pedagogia(educação) e a prática de inclusão social.