sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Saber é Poder

            Na realidade em que vivemos, analfabetismo na fase adulta é sinônimo de desemprego ou subemprego. Portanto, o objetivo do aluno que se matricula na EJA, na maior parte das vezes é conseguir uma melhor condição de vida para sustento próprio ou de sua família.
            Apesar de alguns considerarem a premissa do status e poder decorrentes do domínio da leitura e escrita ser apenas mais uma forma de concentrar mais ainda o poder financeiro nas mãos de quem detém as posses das instituições em suas diferentes formas, assumindo que a escola tem um papel mais comercial de mercado do que de agente do processo educativo em si, este é exatamente o discurso dos veículos de massa: “Saber é Poder”.
            A partir deste entendimento, é possível afirmar que o professor da EJA deve concentrar seu trabalho de ensino no objetivo do aluno de melhorar de vida. Portanto, este aluno não tem tempo hábil para seguir cartilhas detalhadas ou um aprendizado de combinação de códigos sem uma devida contextualização. Desta forma, o aprendizado poderá se tornar enfadonho aos alunos e, assim, desestimulá-los do processo, causando desistência e desinteresse.
            Os principais focos de trabalho destes professores devem ser o dinamismo e a contextualização constante dos conteúdos. O que implica num estudo prévio da realidade dos alunos, no trabalho de relacionar esta realidade com o conteúdo a ser ensinado e uma perene “presença de espírito” para que a aula não se torne cansativa, uma vez que a maior parte desses alunos vem de uma jornada de trabalho. Dependendo da turma, pode ser conveniente também trabalhar com dinâmicas que implicam na participação prática e efetiva dos próprios alunos. Mas este aspecto deve ser refletido com certo cuidado, já que existem muitas pessoas que não se sentem a vontade com este tipo de atividade e isso pode afetar no processo de aprendizado.

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Editorial

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São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Falando em Educação foi criado como um trabalho interdisciplinar do curso de Pedagogia da UMESP, com a utilização das novas tecnologias(o que já é uma forma de Inclusão Digital!) para compartilhar textos,informações,resumos, resenhas, charges,videos e opniões sobre a Inclusão Social para estabelecermos relações entre a Pedagogia(educação) e a prática de inclusão social.