quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Para Construir a Noção do Espaço Geografico

         Rosângela Doin de Almeida é graduada em geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Elza Yasuko Passini é graduada em geografia na mesma Faculdade, ambas contribuíram para a elaboração desta resenha.
Na análise do livro “O Espaço Geográfico: Ensino e Representação” as autoras demonstram preocupações e problematizam as formas de abordar o ensino de geografia. Nem sempre a aplicação de uma atividade ocorre de forma significativa e eficaz, pois a criança acaba decorando no primeiro momento sem entender de fato alguns conceitos espaciais que os adultos utilizam, para isso as autoras indicam três pontos básicos para a elaboração do trabalho escolar.
O primeiro ponto está relacionado à construção da noção do espaço geográfico, que se desenvolve conforme as vivências da criança, as autoras abordam de forma clara que a construção das percepções desse espaço dá-se inicialmente antes do período de escolarização, com a interação da criança com o meio social em que vive.
O segundo ponto se relaciona com o meio sociocultural da sociedade moderna, onde a criança entende pouco a pouco os referenciais espaciais que estão relacionados com o seu dia-a-dia, concepções que são necessárias à vida. Através do trabalho e da reflexão sobre estas concepções a criança poderá assimilar e fazer uma organização social do espaço geográfico e estabelecer relações sobre sociedade/natureza no meio em que está inserida.
 As autoras fazem questão de afirmar no terceiro ponto, que se deve ter um preparo para dominar essas concepções, o professor em sala de aula precisa ter um cuidado especial ao abordar esses temas para que a aprendizagem seja significativa para a criança e que ela possa ter o domínio, e relacionar este aprendizado com outras disciplinas.
             É importante citar que as autoras guiam o leitor utilizando como base esses três pontos principais, discutindo e apresentando formas para inseri-los no espaço escolar através de diferentes abordagens e sugerindo variadas atividades para que a criança consiga construir uma percepção onde se pode agir e refletir sobre o espaço, contextualizando o meio social.  Entretanto cabe ao professor conscientizar-se que as atividades citadas no livro resenhado devem ser adaptadas para que possam fazer sentido para seus alunos de acordo com seu contexto histórico.

 RESENHA DO ARTIGO: O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENSINO E REPRESENTAÇÃO
 De: Rosângela D. de Almeida e Elza Y. Passini

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Falando em Educação foi criado como um trabalho interdisciplinar do curso de Pedagogia da UMESP, com a utilização das novas tecnologias(o que já é uma forma de Inclusão Digital!) para compartilhar textos,informações,resumos, resenhas, charges,videos e opniões sobre a Inclusão Social para estabelecermos relações entre a Pedagogia(educação) e a prática de inclusão social.